Quais são as propriedades mais importantes do PVC?
Densidade: o PVC é muito denso em comparação com a maioria dos plásticos (gravidade específica em torno de 1,4)
Economia: o PVC está prontamente disponível e é barato.
Dureza: O PVC rígido possui uma boa classificação em resistência e durabilidade.
Força: O PVC rígido tem excelente resistência à tração.
O cloreto de polivinila é um material «termoplástico» (em oposição ao «termofixo»), que tem a ver com a forma como o plástico responde ao calor. Os materiais termoplásticos se tornam líquidos em seu ponto de fusão (uma faixa para o PVC entre os muito baixos 100 graus Celsius e valores mais altos, como 260 graus Celsius, dependendo dos aditivos). Um atributo útil primário sobre os termoplásticos é que eles podem ser aquecidos até seu ponto de fusão, resfriados e reaquecidos novamente sem degradação significativa. Em vez de queimar, termoplásticos como o polipropileno se liquefazem, permitindo que sejam facilmente moldados por injeção e depois reciclados.
Em contraste, os plásticos termofixos podem ser aquecidos apenas uma vez (normalmente durante o processo de moldagem por injeção). O primeiro aquecimento faz com que os materiais termofixos endureçam (semelhante a um epóxi de 2 partes), resultando em uma mudança química que não pode ser revertida. Se você tentar aquecer um plástico termofixo até uma temperatura alta pela segunda vez, ele só vai queimar. Essa característica torna os materiais termofixos candidatos ruins para reciclagem.
Por que o PVC é usado com tanta frequência?
O PVC oferece uma ampla variedade de aplicações e vantagens em diversos setores em suas formas rígidas e flexíveis. Em particular, o PVC rígido tem alta densidade para o plástico, o que o torna extremamente duro e geralmente incrivelmente forte. Ele também está disponível e é barato, o que, combinado com as características de longa duração da maioria dos plásticos, o torna uma escolha fácil para muitas aplicações industriais, como construção.
O PVC é extremamente durável e leve por natureza, tornando-o um material atraente para construção, encanamento e outras aplicações industriais. Além disso, seu alto teor de cloro torna o material resistente ao fogo, outra razão pela qual ganhou tanta popularidade em vários setores.