O que é cloreto de polivinila (PVC) e para que ele é usado?
O cloreto de polivinila (PVC) é um dos polímeros termoplásticos mais amplamente usados no mundo (junto com alguns plásticos mais usados, como PET e P.P.). É um plástico naturalmente branco e muito quebradiço (antes da adição de plastificantes). O PVC existe há mais tempo que a maioria dos plásticos, sintetizado pela primeira vez em 1872 e produzido comercialmente pela B.F. Goodrich Company na década de 1920. Em comparação, muitos outros plásticos comuns foram sintetizados pela primeira vez e comercialmente viáveis apenas nas décadas de 1940 e 1950. É mais comumente usado na indústria de construção e também é usado para sinais, aplicações de saúde e fibra para roupas. O PVC foi acidentalmente descoberto duas vezes, uma em 1832 pelo químico francês Henri Victor Regnault e depois redescoberto em 1872 por um alemão chamado Eugene Baumann.
As formas e funções básicas do PVC
O PVC é produzido em duas formas gerais: um polímero rígido ou não plastificado (RPVC ou uPVC) e o segundo como um plástico flexível. Em sua forma básica, o PVC é caracterizado por sua estrutura rígida, porém frágil. Enquanto a versão plastificada tem vários usos em várias indústrias, a versão de PVC rígido também tem sua parcela de utilizações. Indústrias como encanamento, esgoto e agricultura podem usar o PVC rígido em muitas funções.
O PVC flexível, plastificado ou regular é mais macio e fácil de dobrar do que o uPVC devido à adição de plastificantes como ftalatos (por exemplo, diisononil ftalato ou DINP). O PVC flexível é comumente usado na construção como isolamento em cabos elétricos ou em pisos de residências, hospitais, escolas e outras áreas onde um ambiente estéril é uma prioridade. Em alguns casos, o PVC pode atuar como um substituto eficaz para a borracha.
O PVC rígido também é usado na construção civil como tubo para encanamento e revestimento, comumente conhecido pelo termo «vinil» nos Estados Unidos. O tubo de PVC é freqüentemente referido por sua «programação» (por exemplo, Programação 40 ou Programação 80). As diferenças significativas entre os programas incluem coisas como espessura da parede, classificação de pressão e cor.
Algumas das características mais importantes do plástico PVC incluem seu preço relativamente baixo, sua resistência à degradação ambiental (bem como a produtos químicos e álcalis), alta dureza e excelente resistência à tração do plástico no caso do PVC rígido. O PVC ainda está amplamente disponível, comumente usado e facilmente reciclável.